Para muita gente, ficar sem conexão com a internet é como estar
desplugado do mundo. Em casa ou no trabalho o desespero é o mesmo.
Para saber a quem recorrer é preciso identificar onde de fato o
problema está.
Uma situação comum é aquela na qual alguns computadores da rede
conseguem acessar a internet, mas outros não. Nesta situação, o
provedor de internet (ISP) está operacional, caso contrário nenhuma
máquina teria acesso à web. E, a não ser que o ISP seja o fornecedor
tanto do modem DSL/cable quanto do roteador (com ou sem fio), de
nada vai adiantar acionar o suporte técnico dele para resolver o
problema.
Caso nenhuma estação consiga navegar na Internet, mesmo quando um
PC é conectado diretamente ao modem via cabo de rede Ethernet, então
fica claro que há um problema com o provedor de banda larga. Mas
antes de contactá-lo, reiniciando os dispositivos e checando as
conexões dos cabos - mesmo porque essa será a primeira coisa que o
suporte lhe mandará fazer.
Se a conexão não se restabelecer, ligue para o suporte principal
do provedor para verificar se está ocorrendo alguma manutenção em
sua área ou algum outro tipo de problema técnico não isolado.
O que fazer antes
Ao falar com o atendente, procure ter em mãos o maior número de
informações sobre seu hardware, tais como marca e modelo do modem e
roteador, endereço MAC dos dispositivos.
Você também precisará do endereço MAC das placas Wi-Fi e Ethernet
que utiliza para conectar a internet. Para isso, no menu Iniciar,
digite cmd, tecle Enter, digite ipconfig /all e dê Enter novamente
para visualizar toda a informação da rede (veja imagem abaixo).
Assegure-se de que todos os dispositivos são os que foram cedidos
pelo provedor antes de ligar para o suporte. Caso esteja usando algo
diferente, não estranhe se ele recusar o atendimento e, em vez
disso, pedir que você entre em contato com o fabricante do hardware.
Se possível, verifique se o seu computador pode navegar pela web
em outros meios (se tiver um notebook, tente usar a rede do seu
vizinho ou em uma lan house ou ainda conectando-o a um modem 3G. A
ideia aqui é estabelecer se o problema não está em seu computador e
sim na conexão com o provedor. Se o problema for com seu PC, pode
ser necessário substituir a placa de rede ou cartão Wi-Fi.
Mas se o problema for mesmo com o ISP, ele poderá orientá-lo a
tomar algumas ações. Em casos mais complexos, o suporte irá agendar
a visita de um técnico. |