Dê uma geral no seu computador
A melhoria do hardware é só a metade da batalha quando se trata de ter uma máquina mais rápida. A manutenção também é essencial. Não é uma brincadeira, mas leve em conta as alternativas. Por exemplo, você não usa o fio dental? Cuidado com a gengivite! A manutenção do PC funciona da mesma maneira. Se você não cuida dele, ocorrerão muitas demoras no sistema, perderá arquivos e componentes não funcionarão bem. Aqui estão os ajustes periódicos que lhe recomendamos:
Diariamente
Exploração em busca de vírus: Os vírus, worms e cavalos de Tróia circulam pela Internet em grandes quantidades e loucos por destruir sua informação. Programas como o McAfee VirusScan (www.mcafee.com.br), o Symantec Norton Antivirus (www.symantec.com.br) e o PC-cillin da Trend Micro (www.trendmicro.com.br) fazem um excelente trabalho ao manter seu sistema livre de códigos maliciosos. Além disso, uma vez instalados, estes programas funcionam em segundo plano. Não se esqueça de atualizar seu PC com a próxima versão do programa antivírus assim que estiver disponível. As melhorias do motor são críticas para lidar com as ameaças dos vírus mais recentes.
Cópias de segurança: Seu novo gravador de DVD é o perfeito companheiro para realizar cópias de segurança automáticas diariamente. A ampla capacidade de armazenamento do DVD o converte em um valioso companheiro para copiar os monstruosos discos rígidos de hoje. Além do mais, seus discos magrinhos são fáceis de guardar em qualquer lugar. Agora existem programas para fazer cópias de segurança, como o BackUp MyPC, da StompSoft (www.stompinc.com), o WinBackup, da LIUtilities (www.liutilities.com), e o Retrospect Professional, da Dantz (www.dantz.com), recentemente adquirida pela Computer Associates, que aceitam queimadores de DVD (e ainda copiam em um segundo disco rígido). Uma exceção é o débil utilitário para cópias de segurança que vem no Windows XP.
Semanalmente
Exploração automática do disco rígido em busca de vírus: Você deve habilitar sua proteção antivírus em tempo real e permitir que seu programa procure melhorias das marcas dos vírus com a maior freqüência possível. Porém a proteção em tempo real é uma medida pobre comparada com uma exploração geral da unidade de disco. Programe a exploração uma vez por semana para pegar qualquer vírus que tenha se infiltrado no seu sistema. Os melhores programas, como o Norton Antivírus 2003, lhe ajudarão a estabelecer um horário de explorações (tente escolher um momento em que o seu PC esteja ligado, mas não em uso).
Windows Update: Situada em Iniciar>Todos os programas, próximo ao extremo superior do menu, esta ferramenta da Internet permite que a Microsoft revise seu PC e recomende controladores, arquivos do sistema, pequenas aplicações de segurança e outras melhorias que estão em vigência. Aqui você pode selecionar os arquivos que deseja e ignorar o resto mediante caixas de seleção. Recomendamos executar esta tarefa pelo menos uma vez por mês.
Mensalmente
Limpar o disco: Esta ferramenta do Windows XP elimina os arquivos temporários da Internet, esvazia a Lixeira de reciclagem e varre outro lixo que se encontre no disco. Vá a Iniciar>Todos os programas> Acessórios>Ferramentas do sistema para encontrá-lo. O recurso Limpeza de Disco é particularmente útil para os discos rígidos pequenos, que têm de 20 GB a 40 GB, por exemplo, aos quais já não resta muito espaço livre.
Tarefas programadas: Este recurso do Windows, quase sempre esquecido, lhe permite automatizar as tarefas de limpeza como a Cópia de segurança ou a Liberar espaço em disco. Graças ao Assistente para tarefa programada nova, é fácil executar as ferramentas de manutenção diária, semanal ou mensal, inclusive na hora da inicialização. Você deve revisar suas tarefas programadas uma vez por mês para verificar se ainda são adequadas.
Trimestralmente
Desfragmentador do disco: Este é outro recurso do Windows que muitos usuários ignoram de propósito. Situado no submenu de Ferramentas do sistema, o desfragmentador pode manter um desempenho ótimo e uma estabilidade no disco rígido, graças ao fato de colocar os setores de cada arquivo na seqüência correta, o que permite um acesso mais eficiente. Uma desvantagem é que você deve manter pelo menos uns 15% de espaço vazio no seu disco para que o Desfragmentador de disco (e seu sistema) possam funcionar com eficácia máxima. |