Simulador ajuda contribuinte a fazer o cálculo
Você sabe qual é o valor exato que paga de impostos sobre seus rendimentos? E sobre os bens que possui e produtos que consome? De fato, é difícil se chegar a uma resposta precisa, ainda mais sem conhecer a fundo a elevada carga tributária existente no Brasil. Mas isso vai ficar um pouco mais fácil a partir de agora.
Calculadora possibilita ver a mordida do Fisco
Desde a última quarta-feira, 1° de dezembro, a mordida fiscal sobre os rendimentos poderá ser calculada e o contribuinte terá uma idéia aproximada do quanto gasta por mês com o pagamento de tributos. E não importa se você trabalha na iniciativa privada, é funcionário liberal tem ou não carteira assinada, é funcionário público e nada entende de Direito Tributário.
Para realizar os cálculos, basta acessar a Calculadora de Impostos, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), a pedido da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O simulador foi lançado durante o seminário "Reforma Tributária: A Necessidade de um Novo Sistema na Visão do Contribuinte", realizado no Rio de Janeiro.
Parte de uma campanha para esclarecer e conscientizar os brasileiros sobre o tamanho da carga de impostos que incide sobre cada cidadão, a ferramenta é muito fácil de usar. Após informar o salário, as despesas mensais com supermercado, saúde, transporte, educação, o número de dependentes (se houver) e o valor total do patrimônio que possui, ela calcula sozinha a carga tributária sobre cada um daqueles valores. Além disto, é possível saber também o número de dias que o cidadão deve trabalhar somente para contribuir ao governo.
População não sabe quanto paga ao governo
Segundo o presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, "no Brasil, as pessoas se conformam com serviços públicos de baixa qualidade, pois acreditam que são gratuitos. Não sabem que têm direito de exigir". O objetivo da campanha para esclarecimento do consumidor ganha um aliado importante com a calculadora.
Isto porque a iniciativa ultrapassa as revelações feitas nos Feirões de Impostos, por exemplo. Neles, são mostrados para o cidadão o montante de tributos embutidos no preço dos produtos. A calculadora é mais ilustrativa, pois mostra o impacto desses tributos sobre o salário e o patrimônio do contribuinte. |