DICAS
Programas carregados junto com o sistema, chamados autoloaders, são os responsáveis por prolongar o tempo de boot. Veja como desativá-los
Um belo dia você liga seu PC e fica intrigado ao notar que aquela máquina “ligerinha” agora está demorando o que parece uma eternidade para “dar boot”. O motivo? Provavelmente um excesso de “autoloaders”, programas que são carregados automaticamente, junto com o sistema operacional, em sua máquina. Muitos PCs já saem de fábrica com vários autoloaders instalados, e à medida em que você instala novos programas, outros mais se juntam à lista.
Deixar o processo de boot mais demorado é só um dos problemas que os autoloaders podem causar. Eles também podem deixar o Windows mais lento no geral, e até mesmo deixá-lo menos estável. E não estou falando de programas indesejados em seu computador - este é um outro problema. Estou falando de programas que você quer e usa, mas que não precisa ter abertos o tempo todo.
Por exemplo, eu tenho o Sandboxie instalado, mas ele é um programa que uso apenas ocasionalmente, e não vejo motivo para tê-lo rodando quando não preciso. Então eu desabilitei seu autoloader. Os únicos programas que realmente merecem ser carregados junto com o sistema operacional são:

Seu antivírus
Seu Firewall
Um monitor de bateria (se você usa um notebook)
Programas que tem um bom motivo para rodar automaticamente, especialmente aqueles que precisam estar sempre em “segundo plano” monitorando o sistema para funcionar. O Dropbox, por exemplo. E o Skype, para que você possa receber chamadas.

Antes de desabilitar um autoloader você tem de encontrá-lo. Clique no botão Iniciar, digite msconfig na caixa de busca e tecle Enter. Na janela que surge, clique na aba Inicialização de Programas para ver uma lista de todos os autoloaders. A função de alguns deles é óbvia (Google Update, por exemplo, cuida da atualização dos programas da Google), mas se você não sabe o que algum deles faz, ou a que programa pertence, faça uma busca pelo nome no Google.
Para desabilitar os autoloaders indesejados em teoria basta desmarcar a caixinha em frente ao seu nome. Mas alguns programas tem o péssimo hábito de se reabilitar automaticamente, então em vez de dizer ao Windows para não carregar um programa, diga ao próprio programa: em algum lugar de sua janela de configuração ou preferências deve haver uma opção relacionada (procure por “Inicialização automática” ou coisa similar). No caso de meu exemplo anterior, o Sandboxie, vá ao painel de controle do programa, em Configure / Windows Shell Integration e desmarque a opção When Windows Starts.
Se não existe nenhuma opção similar, o jeito é desabilitar o programa no msconfig. E se ele voltar, reclame com o desenvolvedor e considere migrar para uma alternativa: há poucas coisas piores que um programa que não respeita as escolhas do usuário.