Supercomputadores

Saiu a lista dos 500 maiores computadores em operação no mundo, organizada todos os anos pela Top500.org. A lista é liderada pelo Earth Simulator, da NEC, capaz de realizar 35,86 trilhões de cálculos por segundo.

O supercomputador, instalado no Centro de Ciência Marinha e Tecnologia do Japão, na cidade de Kanagawa, simula os efeitos das mudanças climáticas sobre a Terra.
O segundo colocado está a anos-luz da performance do Earth Simulator: a capacidade do ASCI Q, da HP, instalado no Laboratório Nacional de Los Alamos (Estados Unidos), é de "apenas" 13,88 teraflops por segundo. Mesmo assim, estes são os dois únicos supercomputadores do mundo que ultrapassam a barreira dos 10 tflops.

Pelas contas do pessoal da Top500.org, o número de supercomputadores baseados em plataforma Intel mais que dobrou nos últimos seis meses, passando de 56 para 119. Segundo os organizadores da lista, com este aumento a Intel passa a ser dominante entre os processadores de alta performance, ao lado da arquitetura Power IBM e dos chips PA-Risc, da HP.

É um Intel Xeon (baseado em cluster MCR e rodando Linux), inclusive, que ocupa o quarto lugar no ranking: o ASCI White, em funcionamento no Laboratório Nacional Lawrence Livermore (Estados Unidos).
Entre as curiosidades da lista de 2002 estão a presença, como 7º entre os Top 10, do supercomputador PrimePower HPC2500, instalado pela Fujitsu no Laboratório Aeroespacial do Japão; e também, em 8º lugar, e do maior sistema Itanium já criado, um HP criado para o Laboratório Nacional de Pacific Northwest (EUA). Para entrar na lista dos 10 maiores, um supercomputador precisa oferecer uma performance de, no mínimo, 4 tflops.

 

 
Índice