VÍRUS
Vírus de MMS chega aos EUA e Canadá

Depois de atingir diversos países da Ásia e Europa, o vírus de MMS (multimedia message) Commwarrior foi detectado nos Estados Unidos e Canadá. Com os novos registros de infecção durante esse final de semana (25 e 26/06), o número de países atingidos pela praga sobe para 14.

A empresa de segurança finlandesa F-Secure afirma ainda que recebeu alertas de que os usuários infectados acabam desligando seus aparelhos contaminados, com medo de que o celular envie o Commwarrior por mensagens MMS e por conexões Bluetooth enquanto alguma solução antivírus não for instalada. Nesse caso, eles é que pagariam a conta pelo conteúdo enviado.

O vírus afeta aparelhos celulares avançados, os chamados smartphones, que apresentam funções de telefone e PDA e utilizam sistema operacional Symbian. No Brasil, o número de smartphones ainda é muito baixo, razão pela qual o Commwarrior não apresenta perigo eminente aos celulares do País.

Há pouco mais de quatro meses, ao final de fevereiro, um engenheiro da empresa de segurança Symantec descobriu, por pura coincidência, dois telefones infectados com o vírus Cabir no mostruário de uma loja na Califórnia.

Diferente do Commwarrior, o Cabir utiliza apenas conexões Bluetooth para se propagar e foi à primeira praga móvel a infectar celulares em mais de um continente.

Até o momento, o Commwarrior foi encontrado na Irlanda, Índia, Omã, Itália, Filipinas, Finlândia, Grécia, África do Sul, Malásia, Áustria, Brunei, Alemanha, Estados Unidos e Canadá.