DICAS

Saiba usar o computador da empresa com bom senso

Adotar sistemas para monitorar o fluxo de informações está nos planos da maioria das grandes empresas. Assim, os profissionais precisam tomar cuidados especiais na hora de usar os equipamentos corporativos. Vale a pena seguir algumas dicas de boa utilização da máquina no seu trabalho. Veja o que fazer e o que evitar no computador da empresa. É importante ter sempre em mente que o equipamento não lhe pertence, mas à companhia.

E-mails pessoais

O ideal é usar para enviar aquelas mensagens rápidas, que normalmente visam a resolver questões pequenas, marcar encontros sem compromisso ou avisar, por exemplo, que vai chegar em casa mais tarde. Esse uso evita perda de produtividade aos olhos dos gerentes de TI.

Outras contas de e-mail

Se você configura o Outlook para receber mensagens de uma conta de e-mail pessoal, saiba que ela também pode ser vasculhada. Na hora de encaminhar ou receber piadas, fotografias e arquivos daquela lista enorme de amigos, o ideal é usar a conta particular de e-mails, a partir do webmail. Ou deixar a tarefa para fazer em casa.

E-mails profissionais

Na hora de enviar e-mails profissionais com conteúdo importante para a empresa, a dica é que você padronize uma mensagem explicando que aquele e-mail pode conter informação confidencial, que não deve ser usada por ninguém a não ser a pessoa a quem a mensagem se destina. É uma forma de se prevenir do uso indevido de dados críticos para a empresa.

Veja um exemplo:

"Esta mensagem, incluindo seus anexos, contém informações legais privilegiadas e/ou confidenciais, não podendo ser retransmitida, arquivada, divulgada ou copiada sem autorização do remetente. Caso tenha recebido esta mensagem por engano, por favor, informe o remetente respondendo imediatamente a este e-mail, e em seguida apague-a do seu computador."

E-mails profissionais 2

É verdade que o e-mail é meio de prova com valor jurídico, mas de nada adianta copiar o diretor da empresa em mensagens para o seu chefe ou, pior, na hora de responder a alguma solicitação do seu superior. Esse tipo de e-mail apenas atrasa a vida de quem o recebe sem necessidade. A atitude só é válida em casos de extrema necessidade. Use o bom senso.

Armazenamento

Lembre-se que o computador em questão não lhe pertence. Isso significa que caso um dia você saia da empresa, esta pode impedir você de acessar as informações gravadas em seu micro. Por isso, na hora de armazenar documentos e informações, prefira fazê-lo em mídias removíveis ou mesmo em um disco virtual, ao qual você tem acesso independentemente da relação que mantém com seu empregador. O mesmo vale para dados importantes guardados em e-mails no seu Outlook.

Navegação

Tenha em mente que a máquina que você usa pode ser monitorada a qualquer momento. Assim, evite criar problemas por conta dos sites que você costuma visitar. Embora alguns especialistas em segurança da informação afirmem que os funcionários têm alguma liberdade para navegar pela internet, eles conta com o seu bom senso. Isso quer dizer que é melhor deixar para ver sites de conteúdo duvidosos ou pornográficos, por exemplo, a partir do computador em sua casa.