Fraudes pela internet crescem 96% no segundo semestreA
partir desta semana, o Repórter Diário promove uma série de
reportagens sobre a Internet e como ela afeta a vida profissional e
pessoal das pessoas. Na primeira reportagem o leitor descobre os
perigos que esse veículo de comunicação pode trazer. Com base em
estatísticas do Cert.br. (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento
de Incidentes de Segurança no Brasil) as tentativas de fraude
relatadas espontaneamente por administradores de rede e usuários da
internet tiveram aumento de 96%, em relação ao primeiro trimestre de
2008 e de 114%, em comparação com o segundo trimestre de 2007. O
total de incidentes reportados atingiu a marca de 44,4 mil.
De acordo com Cristine Hoepers, analista de segurança do Cert.br.,
um dos maiores responsáveis por esse índice no último trimestre foi
o número de notificações de casos de distribuição de arquivos,
protegidos por direitos autorais, por meio de redes P2P.
A analista ainda comenta que o número de casos ocorrido pode ser
influenciado por diversos fatores. "O aumento de usuários, maior
número de redes conectadas à Internet no Brasil, aumento das horas
de navegação dos usuários e administradores de redes para reportar
incidentes a tendência são as principais causas das ocorrências",
diz.
Entre as tentativas de fraude, destaque para as notificações sobre
cavalos de tróia, utilizados para furtar informações e credenciais,
que registraram aumento de 37% em relação ao primeiro trimestre e de
24% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as páginas falsas
de bancos brasileiros (phishing tradicional) mantiveram-se estáveis
em relação ao trimestre anterior, porém, apresentaram crescimento de
85% em relação ao segundo trimestre de 2007.
As notificações sobre tentativas de fraude envolvendo códigos
maliciosos mantiveram a tendência de alta. Segundo Cristine, o que
torna o código malicioso perigoso é a intenção de quem o envia para
o usuário, seja via e-mail ou por outros meios. "Se um criminoso usa
um código malicioso para furtar dinheiro ou dados pessoais, isso tem
um impacto maior no usuário do que um vírus que deixe o computador
lento, por exemplo", explica.
Para o usuário, alguns problemas podem causados por esses tipos
de códigos maliciosos, tais como o furto ou utilização de senhas e
números de cartões de crédito por terceiros, utilização e até mesmo
alteração e destruição da conta de acesso, de dados pessoais ou até
mesmo comerciais por alguém não autorizado.
Segundo a analista de segurança, para identificar e se proteger
de fraudes on-line é necessário que os usuários encarem a internet
com o mesmo cuidado com que encaram qualquer atividade fora dela. "É
necessário que além de ações preventivas do ponto de vista de
tecnologia, o usuário também mude seu comportamento", destaca.
Cristine aconselha os internautas a não acessar sites ou seguir
links recebidos por e-mail ou presentes em páginas sobre as quais
não se saiba a procedência, a jamais executar ou abrir arquivos
recebidos por e-mail, mesmo que venham de pessoas conhecidas ou
programas de procedência duvidosa ou desconhecida.
Além disso, é necessário manter o sistema operacional e demais
softwares (como navegadores) sempre atualizados, instalar e manter
atualizado um bom programa antivírus e instalar um firewall pessoal.
Cartilha de prevenção
No início do ano 2000, um grupo de estudos que envolveu a Abranet
e o Cert, identificou a necessidade de um guia com informações sobre
segurança na Internet. A partir disso, em julho do mesmo ano foi
lançada a Cartilha de Segurança para Internet. O material contém
informações e dicas referentes aos cuidados que devem ser tomados
para o uso saudável da Internet e está disponível nos sites da
Abranet, do Cert e da Safernet. (Colaborou Natália Fernandjes)